Quais são os segredos da lavagem automóvel?
Em Portugal é ilegal fazer despejos na via pública fora dos locais apropriados, artigo 9º nº 3º do Decreto-lei 73/2011 isto tanto é verdade para lixo fora de contentores para isso designados como efetuar o despejo de águas provenientes das lavagens para o solo ou para a via pública.
O controlo desses despejos é feito a nível camarário e as coimas variam de município em município assim como se se trata de uma pessoa singular ou empresa.
Podes encontrar mais informações sobre este tema no decreto-lei n 73/2011.
Ou seja, o ponto mais importante para a lavagem da tua viatura e aquele que dever ter mais atenção é a escolha do local onde vais fazer a própria lavagem. posto isto e pressupondo que escolheste o local indicado deves ter também atenção à temperatura ambiente. deves optar sempre por fazer a lavagem num local protegido da luz solar direta e também certificares-te de que a temperatura ambiente não está elevada. cumprindo estes pressupostos irás evitar que os produtos utilizados sequem na pintura, fazendo com que evites também a criação de manchas e consequentemente a lavagem terá um acabamento melhor.
Existem duas ações principais por trás de qualquer tipo de limpeza. A ação química que ficará a cargo dos produtos que escolhemos e da forma como os utilizamos e a ação mecânica que é a ação física que exercemos nas superfícies para realizarmos a limpeza e consequente remoção dos produtos.
A ideia será sempre utilizarmos as duas ações que acabei de descrever de forma complementar para garantimos que a ação mecânica é minimizada ao ponto de não criar marcas ou danos nas superfícies através da ação química.
A pintura original do teu carro é algo finito, que a meu ver deve ser protegida ao máximo. Foi com o objetivo de te ajudar a conseguir preservar a pintura do teu carro que escrevi este artigo.
Se pretendes saber como é composta a pintura do teu carro recomendo que leias também o artigo sobre a composição da pintura do teu carro. Basta clicar aqui
Queres agendar a lavagem à tua viatura?
Mas afinal como é posso lavar o meu carro?
Existem algumas coisas que deves preparar, deixo abaixo a lista de material que considero ser indispensável para uma lavagem automóvel bem executada.
- Aspirador
- Máquina de lavar à pressão (e snow foam bottle)
- Escova dureza média para tapetes
- Pinceis variados (macios e média dureza)
- Panos de microfibras
- Panos de vidros
- Limpa vidros (de preferência sem amoníaco)
- Escova para pele
- Limpa pele
- Quick Detailer interior
- Apc
- Pré-lavagem
- Shampoo
- Limpa jantes
- Escova de pneus
- Escovas e pinceis para jantes
- Condicionador de pneus
- Microfibra para jantes
- Luva de lavagem
- 2 Baldes
- Toalha de secagem
- Quick Detailer exterior
De notar que todos os produtos utilizados devem ser específicos para cuidado automóvel e preferencialmente de marcas específicas de car detail. Deves optar por produtos prontos a usar e evitar fazer diluições dos mesmos, deves seguir sempre as indicações do fabricante e fazer sempre testes em zonas mais escondidas das peças que vais limpar.
Tendo em conta que tens todo o material preparado passamos então ao passo a passo.
Primeiro deves garantir que as superfícies estão frias ao toque por isso mesmo eu gosto de começar pala aspiração.
Vais remover todos os tapetes do carro e vais começar a aspiração, podes ir um pouco mais além e utilizar um pincel de cerdas macias para remover mais facilmente o pó em zonas mais difíceis de acesso como as condutas do ar condicionado, botões ou a consola central. Podes também usar a escova para os tapetes para agitar alguma areia mais teimosa da alcatifa, de seguida podes aspirar também os tapetes.
Após a aspiração eu gosto de limpar o interior dos vidros, podes fazer este passo agora. aplicas limpa vidros num pano de microfibras, removes o excesso e depois dás acabamento com um pano específico para vidros.
Passamos então para a limpeza do volante e manetes.
Vais borrifar um pouco do limpa pele na escova e vais fazer a agitação do produto nas partes em pele do teu carro. deves fazer movimentos suaves e deixar o produto fazer a limpeza e não a escova. após este passo removes o produto com um pano de microfibras limpo. Deves repetir este processo até a superfície estar limpa.
Limpeza dos plásticos. Se a superfície não estiver muito suja e quiseres apenas remover o pó deves escolher um quick detailer interior que conceda proteção UV, deves ainda evitar produtos como a cera de abelha ou produtos com alto teor de silicone. Pegas então no quick detailer e num pano de microfibras limpo borrifas o produto no pano e passas no painel a limpar. se a sujidade for acentuada deves antes fazer a limpeza da peça com APC (all purpose cleaner).
Feito este passo o interior do teu carro deve ficar com um acabamento mate, sem brilho, e livre de marcas do produto para isso pode ser necessário passar com um segundo pano de microfibras para remover algum excesso de produto.
O interior está tratado!
Novamente e ainda mais importante, deves te certificar que a superfície está fria.
Primeiro passo, pré-lavagem. Lembras te há pouco no início do artigo em que falámos em ação química e ação mecânica e na importância de saber conjugar as duas? Pois bem, a ideia é evitar ao máximo deixar marcas na pintura, para isso vamos fazer uma pré-lavagem. Encontras no mercado produtos de pré-lavagem.
Vais fazer a aplicação do produto, de preferência deves seccionar o carro e fazer uma secção de cada vez para evitares que os produtos sequem e danifiquem a pintura ou plásticos. após a aplicação do produto de pré-lavagem deves fazer a aplicação do shampoo com uma snow foam e deixar o produto escorrer na superfície 1 a 2 minutos (prevalece sempre as indicações do fabricante)
Após isso vais enxaguar o carro pela primeira vez para fazeres a remoção dessa sujidade.
Lavar as jantes com o produto de limpeza de jantes e utilizas uma combinação de escovas de jantes, pinceis e panos de microfibras para removeres toda a sujidade produzida pelos travões das jantes e enxaguas. Deves repetir este passo até estares satisfeito com o resultado e deves fazer o processo do início ao fim uma jante de cada vez. Deves usar uma escove de pneus para remover ao máximo a sujidade acumulada nos mesmos e garantir o acabamento e durabilidade do condicionador que vais aplicar no final.
Passamos então à lavagem de contacto. possivelmente se seguiste os passos anteriores à risca e escolheste bons produtos a grande maioria da sujidade da pintura já foi à vida, mas queremos o carro a brilhar. Para isso vais preparar os dois baldes, num metes água apenas e no outro deves colocar água e um pouco de shampoo automóvel.
No que tem água apenas, que servirá para limpar a luva de lavagem, deves colocar no fundo do balde um grit guard, uma peça que ajuda a que a sujidade da luva fique no fundo do balde evitando que quando limpares a luva durante a lavagem do carro a sujidade volte à luva.
Aplica o shampoo como fizeste na pré-lavagem e vais pegar na luva de lavagem, passar no balde com shampoo e fazer a limpeza do carro. Deves fazer sempre movimentos verticais ou horizontais lineares, evita fazer movimentos circulares. Deves mais uma vez seccionar o carro e no fim de cada secção passar a luva no balde só com água para limpar a luva e depois no balde com shampoo. Deves fazer a limpeza de cima para baixo, normalmente as partes mais baixas da viatura são aquelas que têm mais sujidade acumulada.
Após enxaguares o carro e removeres todos os vestígios de produtos e sujidade passamos à secagem do carro. Em condições ótimas tens um soprador à tua disposição, mas podes sempre optar por utilizar uma toalha de secagem de microfibras, este é um dos passos mais importantes para garantir que a superfície não fica manchada. Após a secagem podes passar um quick detailer com uma outra toalha de secagem seca, este passo vai ajudar a remover algumas marcas de água e vai dar um brilho extra a pintura.
Podes aproveitar agora para fazer a limpeza da parte interna das portas, se a sujidade for mais pesada deves fazer este processo com apc na fase de pré-lavagem.
Para finalizar deves aplicar condicionador de pneus.
parece te muito trabalho? Podes agendar agora a lavagem à tua viatura!
Tendo em mente os pressupostos anteriores como podemos garantir a longevidade da pintura do nosso carro?
1- Executa o procedimento acima de forma regular com produtos de qualidade;
2- Evitar a permanência de dejetos de pássaro, mosquitos ou outras contaminações na pintura do automóvel.
3- Proteger a Pintura.
Seja Através de PPF (Película de Proteção de pintura), Proteção Cerâmica, Ceras ou selantes de pintura.
4- Manter a pintura brilhante e livre de riscos.
5- Fazer a limpeza regular dos interiores, em especial se estes forem em couro ou pele. Se for o caso deves também hidratar os mesmos
Os pressupostos anteriores minimizarão bastante a probabilidade destes acontecerem.
Segue as nossas redes sociais para acompanhares o nosso dia a dia.
Se este pequeno relato te inspirou podes agendar a lavagem do teu carro clicando aqui ou por telefone para o 918891669
Achas que este conteúdo interessante? Espreita os outros artigos que temos e partilha com aos teus amigos. Clica em baixo para partilhar na tua rede social preferida.