Como é composta a pintura automóvel
como podemos garantir a longevidade da pintura do nosso carro?
A história da pintura automóvel é bastante grande e se nos primeiros carros eram usados pincéis e o pigmento de eleição era o preto hoje em dia não podia ser mais diferente.
Se no início se optava por tons pasteis ou o preto, afinal a tinta servia apenas para proteger os painéis de metal dos elementos, a partir dos anos 50 vimos uma verdadeira revolução nos pigmentos e tons e passou a ser utilizada a cor dos automóveis também como uma forma de espelhar a nossa personalidade através da cor do nosso carro.
Existem bastantes variáveis e diferentes composições de pintura automóvel, não só em termos de especificações químicas de cada verniz como processo dos utilizados pelos diferentes fabricantes, a ideia deste artigo não é tornar-te um especialista na matéria mas sim dar te algum conhecimento básico de forma a conheceres melhor o teu carro e consequentemente quais os cuidados que deves ter.
Mas afinal como é composta a pintura automóvel?
Tal como descrito no início do artigo existem inúmeras composições da tinta, mas vamos focar-nos nas duas abordagens mais utilizadas pela indústria. Temos aquela que hoje em dia é mais utilizada, denominada por muitos de multi camada ou multi etapa e a que encontramos em carros clássicos até por volta da década de 90 designada por brilho direto ou etapa única.
Na representação gráfica acima temos um esquema de como é composta a tinta da maioria dos carros comercializados nos dias de hoje. E essas camadas são:
-
-
- Base – É nesta camada que encontramos os diferentes pigmentos que dão a cor distinta à nossa viatura. Esta é por norma a camada mais fina.
Espessura média: 20 microns ou 0.020 mm. - O painel – Que pode ser plástico, aluminio, chapa, ou um composto como fibra de carbono ou fibra de vidro.
- Primário – Por norma a primeira camada, serve principalmente como promotor de aderência para as seguintes camadas. Pode também em alguns casos nivelar micro imperfeições no painel.
Espessura média: 35 microns ou 0.035 mm. - Verniz / Clear Coat – Esta é a camada que proporciona o brilho à nossa pintura que quando bem cuidada deve ter um efeito molhado. É também nela que acontecem a maioria dos defeitos leves e é também na preservação desta camada que se encontra o segredo para mantermos não só o aspeto novo da viatura como o seu valor.
Espessura média: 50 microns. A espessura desta camada é a que mais varia consoante o fabricante, assim como a dureza ou a composição química do próprio verniz.
- Base – É nesta camada que encontramos os diferentes pigmentos que dão a cor distinta à nossa viatura. Esta é por norma a camada mais fina.
-
A forma como fazemos as lavagens e protegemos o verniz não só interfere diretamente com o aspeto da nossa viatura como afetam o valor da mesma.
É a junção de todas estas camadas que compõem aquilo que conhecemos como a pintura do nosso carro e têm em média a espessura de cerca de 0.15 mm sendo que apenas aproximadamente 40% correspondem ao verniz, ou clear coat. Para termo de comparação é sensivelmente a mesma de uma mica plástica.
No caso das tintas de brilho direto não existe a camada de verniz, a própria tinta confere o brilho ao carro. Por ser mais sensível e dados os avanços nas matérias primas este sistema deixou de ser adotado pelos fabricantes.
Tendo em mente os pressupostos anteriores como podemos garantir a longevidade da pintura do nosso carro?
1- Lavagens corretas e regulares, para saberes como deves fazer essas lavagens lê este artigo;
2- Evitar a permanência de dejetos de pássaro, mosquitos ou outras contaminações na pintura do automóvel.
3- Proteger a Pintura.
Seja Através de PPF (Película de Proteção de pintura), Proteção Cerâmica, Ceras ou selantes de pintura.
4- Manter a pintura brilhante e livre de riscos.
Os pressupostos anteriores minimizarão bastante a probabilidade destes acontecerem.
Segue as nossas redes sociais para acompanhares o nosso dia a dia.
Se este pequeno relato te inspirou podes agendar a lavagem do teu carro clicando aqui ou por telefone para o 918891669
Se achas que este conteúdo interessante espreita os outros artigos que temos e partilha com aos teus amigos. Clica em baixo para partilhar na tua rede social preferida.
Comments
[…] Se queres saber mais sobre como é composta a pintura do teu carro consulta este artigo. […]